Em conformidade com os anos anteriores, o nosso Agrupamento associou-se à Semana da Leitura, uma iniciativa de âmbito nacional do Plano Nacional de Leitura (PNL), que decorreu entre os dias 27 e 31 de março, e que tem por objetivo principal celebrar a leitura e o prazer de ler, convidando toda a comunidade a aderir.
À luz dos eixos de intervenção preconizados pelo PNL, foram realizadas diversas atividades com o intuito de festejar a leitura, o livro e o prazer de ler em qualquer lugar. Paralelamente foi dinamizada a Feira do Livro, na qual alunos e professores puderam apreciar as novidades editoriais, disponibilizadas pela Porto Editora.
Há alguns anos, o acesso aos livros estava apenas ao alcance de alguns e nem todos tiveram a oportunidade de aprender e de crescer com os múltiplos ensinamentos neles contidos. Assim, mais do que adquirir livros, torna-se fundamental proporcionar e promover o contacto com os livros e valorizar a leitura como elemento que nos leva à construção do conhecimento.
A Biblioteca Escolar aceitou os desafios lançados pelo PNL e, ao longo da semana da leitura, recebeu e contou com a participação de diversas turmas, de todos os ciclos de ensino, acompanhadas pelos seus professores. Para além dos desafios propostos, as turmas ouviram histórias como o "1.º Direito", de Ricardo Henriques, e "Perigoso!" de Tim Warnes. Os alunos conversaram sobre diversos aspetos das obras e expressaram as suas opiniões.
A comemoração da Semana da Leitura tem como objetivo primordial fomentar a leitura através da realização diversificadas atividades à volta do livro. A leitura deve ser uma prática sempre presente na vida dos jovens e deve-se prolongar no tempo, na idade adulta. Promover o gosto pela leitura é um desafio que se impõe a toda a sociedade em geral e à escola em particular, pois para além da sala de aula, a escola também possui um centro de recursos, a Biblioteca Escolar, que concentra materiais e recursos suscetíveis de a desenvolver.
Um grande bem-haja a todos os que se associaram a esta iniciativa!
Texto: Prof. Armanda Marques, "O Carvãozinho" N.º 07, abril de 2023.