O Orçamento Participativo das Escolas é um programa do Ministério da Educação desenvolvido para/pelos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e tem como objetivo final a melhoria da Escola. Consoante o número de alunos de cada escola, é atribuído um montante mínimo de 500 euros para a aquisição de bens elou serviços quer sejam para a beneficiação do espaço escolar ou para melhorar os processos de ensino-aprendizagem.
De acordo com a legislação, as propostas foram entregues até à primeira semana de março, presencialmente, na secretaria. Este ano foram apresentadas três propostas, todas pertencentes à turma 7.ºB. Esta atividade foi implementada nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito do tema "Instituições e participação democrática".
Em grupo, os alunos dialogaram e apresentaram propostas que consideraram mais favorecer a Escola. Posteriormente, cada proposta foi subscrita pelo grupo em questão e apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico, sendo claramente identificados pelo seu nome, número de estudante e assinatura.
Todas as propostas foram apresentadas num texto até 1000 palavras, tendo sido posteriormente reajustadas e aperfeiçoadas, de acordo com as orientações da professora e da Direção.
No dia 27 de março. após a respetiva divulgação (campanha), decorreu na Biblioteca da Escola o ato eleitoral, tendo votado todos os alunos do terceiro ciclo.
A proposta vencedora foi a aquisição de uma tenda (espaço coberto) onde será criada uma área de lazer no exterior com tapetes. sofás, jogos, ...
Aqui ficam, portanto. os nossos PARABÉNS à proposta vencedora!
Deixamos também felicitações a todos os alunos das outras propostas que tão entusiasticamente participaram neste projeto. Foi muito gratificante perceber o vosso envolvimento e assistir a uma cidadania ativa e responsável!Parabéns Escola é Vossa!
Texto: Prof. Joana Matos, "O Carvãozinho" N.º 07, abril de 2023.