O agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, homologado a 26 de junho de 2003 pelo Diretor Regional de Educação do Norte, é composto pela escola sede - Escola Básica do segundo e terceiro ciclos do Couto Mineiro, JI Oliveira Arda, EB1/JI Póvoa, EB1/JI Raiva, EB1 Serradelo, EB1/JI Casal Renda e EB1 Oliveira Arda.
O nome “Couto Mineiro do Pejão” adveio de uma indústria, Empresa Carbonífera do Douro – formada no ano de 1917, com origem no lugar do Pejão, anteriormente próspera e promotora de desenvolvimento e, atualmente, desativada, que continua a transmitir a todas as instituições, associações e população em geral um espírito de unidade e identificação, senão familiar pelo menos de afinidades socioculturais muito vincadas.
Fruto dessa idiossincrasia territorial e dessa afinidade sociocultural, no âmbito da reorganização administrativa do território, está constituída, hoje, a união de freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, estando o Agrupamento do Couto Mineiro do Pejão concentrado neste território educativo.
O Agrupamento do Couto Mineiro do Pejão insere-se no concelho de Castelo de Paiva, concelho que é limitado a norte e a nascente pelo rio Paiva e a poente pelo rio Douro. Confina a sul com o concelho de Arouca e a sudoeste com o concelho de Santa Maria da Feira.
Constituir-se como um espaço promotor de aprendizagens que favoreçam a competência, estimulem o sentido crítico, valorizem a diferença, o mérito e o saber e conduzam a formas de participação na escola e na sociedade, ativas e responsáveis, promotoras de um desenvolvimento sustentável;
Procurar assegurar o acesso a uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens do Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, centrando o processo educativo nas aprendizagens e na recuperação das mesmas, mobilizando todos os recursos – humanos, tecnológicos e pedagógicos – num apoio personalizado, sistemático e diversificado junto dos alunos, concretizando-se, logo ao primeiro sinal de dificuldade;
Implementar mecanismos flexíveis no desenvolvimento do currículo, explorando formas diferentes de organizar os tempos escolares, mais compatíveis com a singularidade de cada aluno, apostando em metodologias ativas e experimentais, reforçando os laços entre a escola e a família, num diálogo parental mais profícuo que valorize o estudo, investindo na formação ao longo da vida e mobilizando os recursos da comunidade, em prol da escola;
O compromisso com a construção de uma escola inclusiva, uma escola na qual todos os alunos têm oportunidade de realizar aprendizagens significativas e na qual todos são respeitados e valorizados, uma escola que corrige assimetrias e que desenvolve ao máximo o potencial de cada aluno, é um desígnio nacional e um desafio para o qual estamos TODOS convocados. (
É ainda propósito deste Agrupamento proporcionar aos alunos conhecimentos e experiências que lhes permitam uma integração e ação crítica na sociedade, de forma a poderem, no exercício da sua cidadania, contribuir para a vida social, económica e cultural do país. Assim, o caminho a trilhar deve “apontar para uma educação escolar em que os alunos constroem e sedimentam uma cultura científica e artística de base humanista” (D’ Oliveira Martins et al, 2017)
Formação integral dos alunos, tornando-os capazes de se adaptarem às exigências de uma sociedade moderna e em constante evolução, construção/aquisição de conhecimento, desenvolvimento de capacidades e atitudes que lhes permitam saber, saber fazer, saber ser, saber estar, saber viver em sociedade, tornando-se pessoas autónomas, responsáveis e cidadãos ativos.
Agrupamento de Escolas reconhece a importância da Escola para a formação, a realização e o sucesso dos alunos, como cidadãos competentes, autónomos e responsáveis: valoriza os princípios da cidadania e a consciência ecológica; promove a solidariedade, a sociabilidade e a responsabilidade; incentiva a igualdade na diversidade entre indivíduos, raças, etnias e culturas; promove o respeito pelos valores democráticos e pelos direitos humanos; aposta na promoção e valorização da ciência e da cultura; fomenta o espírito de partilha, de colaboração e de entreajuda; promove uma cultura de rigor, de exigência e empenho; valoriza o conhecimento e o esforço individual.
- Responsabilidade e Integridade: Respeitar-se a si mesmo e aos outros, saber agir eticamente, livre escolha, bem comum, equidade;
- Cidadania e Participação: Respeitar a diferença e agir de acordo com os princípios dos direitos humanos, ter sensibilidade e ser solidário e tolerante para com os outros, ser autónomo, interventivo e tomar iniciativa;
- Esforço e Exigência: Ser esforçado e persistente perante as dificuldades, aspirar ao trabalho bem feito; Curiosidade Querer aprender mais, desenvolver o pensamento autocrítico, crítico, reflexivo e criativo.